
Chico Buarque e Francis Hime
Ei, pintassilgo
Oi, pintaroxo
Melro, uirapuru
Ai, chega-e-vira
Engole-vento
Saíra, inhambu
Foge asa-branca
Vai, patativa
Tordo, tuju, tuim
Xô, tié-sangue
Xô, tié-fogo
Xô, rouxinol sem fim
Some, coleiro
Anda, trigueiro
Te esconde colibri
Voa, macuco
Voa, viúva
Utiariti
Bico calado
Toma cuidado
Que o homem vem aí
O homem vem aí
O homem vem aí
Ei, quero-quero
Oi, tico-tico
Anum, pardal, chapim
Xô, cotovia
Xô, ave-fria
Xô, pescador-martim
Some, rolinha
Anda, andorinha
Te esconde, bem-te-vi
Voa, bicudo
Voa, sanhaço
Vai, juriti
Bico calado
Muito cuidado
Que o homem vem aí
O homem vem aí
O homem vem aí
- Assistir ao vídeo com as imagens dos pássaros citados na música.
1- Releia o texto “Passaredo”. Faça um quadro no caderno, escrevendo os nomes de pássaros que você conhece em uma coluna e, em outra, aqueles que não conhece.
2- Por que o título do texto é Passaredo?
3- Observe os dois primeiros versos do texto e identifique as palavras que foram utilizadas para chamar a atenção dos pássaros.
4- Observe o trecho:
Xô, cotovia
Xô, ave-fria
Xô, pescador-martim
Qual o significado da palavra "xô"?
5- Encontre no texto outras palavras que sugerem aos pássaros que fujam.
6- Por que o autor repete tanto essas palavras?
7- Releia os versos:
"Bico calado
Muito cuidado
Que o homem vem aí"
O que o autor quis dizer com eles?
8- Refrão é o conjunto de versos repetidos. Retire-o do texto e transcreva-o no caderno.
9- Retire do texto as rimas correspondentes às palavras a seguir e escreva-as no caderno.
a) uirapuru
b) tuim
c) coleiro
d) colibri
e) calado
f) chapim
g) rolinha
h) bem-te-vi
10- O que você sentiu ao ler a letra da música?
11- Escolha uma parte do poema de que tenha gostado e transcreva-a no caderno. Depois, ilustre-a.
Produção:
Escolha nomes de pássaros e crie rimas para eles procurando combinar idéias. Quanto mais rimas você encontrar, melhor. Solte a imaginação!
Reúna-se com um colega. Você lerá as rimas que encontrou para ele e ele lerá as dele para você. Em seguida, escrevam um poema utilizando-as.
Façam uma apresentação oral para a turma, sem deixar de ensaiar antes para que tudo corra bem.
Em uma folha à parte, passem o poema a limpo e ilustrem-no. Vocês podem fazer colagens com fotos de pássaros que tenham achado.
Combinem com o(a) professor(a) a confecção de um varal de poemas na classe ou em algum outro lugar da escola.
Texto maravilhoso. Muito bom para ser estudado em sala aula... aborda questões importantes, como por exemplo,o cuidado com a fauna brasileira e a colocação do homem como um perigo para o meio ambiente.
ResponderExcluirObrigada pela postagem. Com base na interpretação dele pude adaptar questões ambientais bem interessantes para minha turma de 3 ano da EMEF Lacerda de Aguiar.
ResponderExcluirValeu!